responspáveis, alunos, captação, gestor, escola, matrículas

No período que antecede o ano letivo é o momento perfeito para colocar as estratégias em prática e planejar cada passo dos meses que virão. Algumas questões são cruciais para o bom funcionamento da instituição de ensino, e nesse período deve-se atentar muito às estratégias voltadas para captar novas matrículas e fidelizar esses alunos que entram no seu colégio pela primeira vez.

A opção pela sua escola está diretamente interligada com a visão que os responsáveis terão à respeito desse espaço. Dessa forma, é importante organizar a sua escola e objetivos de uma forma que atenda interesses comuns de alunos e sobretudo pais. Existem algumas prioridades que os responsáveis dão no momento de escolher a escola, e buscando potencializar a sua captação de alunos, é muito mais seguro apostar em arrumar essas questões antes de tentar estratégias mais específicas que podem não dar os frutos esperados.

Confira alguns pontos que os responsáveis valorizam, dê ênfase no que ainda não está perfeito e inicie o ano letivo de 2018 com mais alunos:

  • Pontos que a serem considerados para captar alunos: Qualificação dos professores

A qualificação dos professores é um dos pontos principais porque acaba por dizer muito a respeito da qualidade de ensino, traz os resultados acadêmicos desejados com maior facilidade e faz o nome da instituição. A estrutura física é de grande importância, mas não mais determinante que o ensino, então, é importante qye o gestor saiba a melhor forma de lidar com os seus professores e consiga assim ter profissionais qualificados, dedicados e que pensam de fato em colaborar para a busca dos objetivos do todo. Algumas bases são necessárias para que o professor se sinta valorizado e devem ser levadas a sério pelo gestor, como por exemplo: contratos de dedicação exclusiva, salários condizentes, aposta na formação contínua e uso de novas ferramentas em sala de aula.

Também é interessante que esses profissionais sejam treinados para os momentos que precisam lidar com os responsáveis ou apresentar a escola a grupos de pais que pensam em matricular os filhos no colégio.

 

  • Pontos a serem considerados para captar alunos:  Mensalidade e localização

 A localização é um fator importante também quando os país decidem escolher uma escola, e na grande maioria das vezes a opção é por uma instituição próxima da residência. Dessa forma, é crucial analisar a área em que o seu colégio se encontra, buscar se inserir nas questões do bairro e levar o nome da escola até eventos e locais que irão fortalecer a marca na região. Também deve-se observar atentamente a concorrência, que são os principais responsáveis por captar alunos do seu bairro que você poderia estar captando.

A mensalidade também deve ser levada em consideração quando se pensa em captação de alunos. Portanto, ela está diretamente ligada à localização e deve-se adequá-la aos perfis dos alunos buscados, de acordo com os padrões financeiros da região e com o que é oferecido pela sua escola.

 

  • Pontos a serem considerados para captar alunos:  Resultados acadêmicos dos alunos e atividades extracurriculares

Um dos principais pontos analisados pelos responsáveis é o sucesso da instituição em desenvolver academicamente os alunos, e alguns indicadores são considerados ao avaliar isso. Apesar de não ser a única missão da escola, os resultados em provas de vestibular e atualmente no ENEM contam muito para construir um nome sólido e consolidado para a escola. Dessa forma, a escola deve se preocupar em capacitar os alunos para esses exames e depois colher os frutos disso, os responsáveis tendem a optar por matricular os seus filhos em um colégio que passe essa perspectiva futura.

Além dessas questões tradicionais de ensino, os pais valorizam cada vez mais escolas que trabalhem com atividades diversificadas, enriquecendo o aprendizado com habilidades diferenciadas que preparam o aluno melhor para o ensino superior. Dessa forma, há diversos caminhos extracurriculares em que o gestor pode investir, como por exemplo: esportes, artes, música, idiomas, viagens, workshops, entre outros.

 

 

Agora que você já sabe alguns pontos que são determinantes para iniciar o ano letivo com mais matriculas, já pode colocar em prática e atrair os olhares da sua região para a sua escola!

Sobre o autor

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar essas tags e atributos HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close