Fechamento ano letivo

O fim do ano letivo representa o fechamento de um ciclo de trabalho para as instituições de ensino. É o desfecho de todas as ações pedagógicas e administrativas que foram executadas. Portanto, é o melhor momento para o gestor escolar avaliar se os resultados pretendidos no começo do ano foram concretizados. E aí vem aquela pergunta: Mas como fazer isso de forma simples e confiável?

Comece o trabalho no começo do ano

– Defina suas metas

É isso mesmo! Um final de ano tranquilo depende de um ano inteiro bem programado e estruturado. Para medir o seu sucesso como gestor é preciso estabelecer o cenário atual e quais suas metas de crescimento para o próximo ano. E é claro que tudo isso precisa ser definido antes do início do período letivo.

Com suas metas definidas é preciso garantir que esses objetivos sejam passados de forma clara para toda a equipe. Entregar transparência para sua equipe garante um maior comprometimento e senso de propriedade, além de dar um norte e garantir que todos sabem para onde devem “remar”.

– Ofereça as ferramentas necessárias para sua equipe

A melhor forma de conseguir que sua equipe se organize e entregue os dados que você precisa é fornecendo diretrizes claras de trabalho e as ferramentas necessárias para que cada tarefa seja bem executada.

Hoje existem ferramentas tecnológicas que ajudam muito na hora de extrair relatórios e consultar seus dados.

A forma mais eficaz de conseguir organizar sua escola e sua equipe é através de um software de gestão escolar, no entanto, algumas escolas conseguem um resultado através do uso de planilhas em excel. Se a segunda opção for o caso da sua escola, você já conseguirá facilitar um pouco sua vida.

Quer saber um pouco sobre como um software de gestão pode ajudar sua equipe? Clique aqui!

Precisa de uma planilha de controle financeiro? Clique aqui!

Precisa de uma planilha de controle de alunos e avaliações? Clique aqui!

Avalie os resultados no fechamento do ano letivo

– Convoque reuniões com os setores

Uma equipe bem orientada e equipada não vai ter problemas em te entregar todos os dados que você precisa. Agora, com os relatórios de resultados em mãos é a hora de debater com a equipe os pontos de sucesso e as falhas ocorridas no processo.

Aproveite esse momento para coletar um feedback do que foi feito e aprimorar para o próximo ano! E não há ninguém melhor que sua equipe para te ajudar a entender os desafios cotidianos e como isso pode impactar na obtenção ou não dos resultados planejados.

– Comemore com sua equipe

Um trabalho bem feito ao longo do ano é certeza de sucesso. Portanto, aproveite para comemorar e inserir toda sua comunidade escolar nos feitos da sua instituição. Uma boa confraternização de fim de ano é uma excelente forma de reter alunos e colaboradores.

Além disso, vai te ajudar a entrar no final de ano pronto para descansar feliz e certo de que fez um bom trabalho!

– Comece a planejar o trabalho do próximo ano

Se suas metas foram atingidas ou não o mais importante é usar essa experiência para ser ainda melhor no próximo ano. Corrija os pontos fracos e aumente as expectativas com seus pontos fortes e faça um 2019 espetacular.

Já está preparado para o fechamento do ano letivo na sua escola? Conta pra gente mais suas expectativas aí embaixo nos comentários.

 

 

Sobre o autor

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar essas tags e atributos HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close