gestão financeira escolas

Muitas gestores ainda subestimam a importância de uma boa gestão financeira para suas escolas. Na verdade, muitos deles ainda entendem como “gestão financeira” uma visão simples sobre as receitas e despesas da escola e é exatamente essa visão que faz com que muitas escolas não cresçam, e, infelizmente, por muitas vezes, fechem as portas.

Mas por onde você deve começar a organizar a vida financeira a sua escola? É exatamente essa pergunta que nós vamos responder nesse texto.

1º PASSO PARA MELHORAR A GESTÃO FINANCEIRA DA SUA ESCOLA: FAÇA UM PLANO ORÇAMENTÁRIO

Estamos prestes a entrar no ano de 2019 e, por isso, é imperativo que você defina exatamente quais serão as prioridades para o próximo ano e onde cada recurso será alocado. E como saber onde os recursos serão alocados? Fazendo um bom plano orçamentário.

Para ter um bom plano orçamentário nenhuma fonte de receita ou despesa deve ser desprezada, você deve realizar previsões de quanto será faturado e o quanto será gasto desde a sua folha salarial até as folhas de papel que serão utilizadas durante o ano.

Defina com detalhes todas as formas de entrada e saída de recursos e as previsões de datas em que elas serão realizadas. Esse passo é fundamental tanto para definir os objetivos da sua instituição para o próximo ano quanto para acompanhar se o caminho escolhido está permitindo que esse objetivo seja atingido.

2º PASSO PARA MELHORAR A GESTÃO FINANCEIRA DA SUA ESCOLA: SEJA FIEL AO PLANEJAMENTO ESTABELECIDO

Após a definição do plano orçamentário é fundamental que este seja a única visão possível do desenvolvimento da escola. Não abra concessões! Parece óbvio, não é? Mas não é. Muitas vezes, ao nos depararmos com uma situação adversa nossa reação é mudar o planejamento e não mudar nossas atitudes.

Vou te dar um exemplo simples de como isso acontece. Todas as nossas fontes de receita foram mapeadas e todas as nossas despesas também. Nosso plano orçamentário está perfeito e, portanto, nosso investimento em captação de alunos e os objetivos esperados para o próximo ano já estão definidos.

No entanto, a inadimplência na escola aumentou um pouco mais do que o previsto e você, gestor escolar, ao invés de trabalhar para reduzir os valores de inadimplência já se pega reduzindo seu orçamento para captação de novos alunos e “aceitando” que seu crescimento de matrículas será menor que o planejado para o próximo ano.

Esse cenário soa familiar? Se isso já aconteceu na sua escola você simplesmente desistiu do seu planejamento e não buscou mudar as atitudes para alcançar os indicadores previstos.

3º PASSO PARA MELHORAR A GESTÃO FINANCEIRA DA SUA ESCOLA: BUSQUE FERRAMENTAS QUE TE AJUDEM A COLOCAR SEU PLANEJAMENTO EM PRÁTICA

Eu sei que gerenciar todos os indicadores importantes para sua escola pode ser complicado. E se eu te disser que já existem formas de transformar esse trabalho em algo mais simples e rápido?

Software de gestão

Aqui no Sistema Edux nós temos uma plataforma de gestão que te ajuda a fazer todo o controle de receitas e despesas da sua instituição com pouco cliques e com uma agilidade tremenda, permitindo que toda sua equipe possa acessar a plataforma para alimentar os dados e que você acesse pela internet de qualquer lugar do mundo.

Ter relatórios e gráficos em tempo real é um fator determinante para que você possa corrigir suas ações para uma boa execução do planejamento estabelecido.

Quer saber mais sobre o sistema Edux? Clique aqui.

Planilhas em Excel

Por mais que não sejam as ferramentas ideais, as planilhas são um passo a frente da gestão em papel. Ter as planilhas corretas vai te dar um nível inicial de automação e acesso às informações da escola. Assim você passará a ter acesso à gráficos e, com algum nível de intimidade com a ferramenta, relatórios gerenciais.

Aqui no Sistema Edux nós produzimos várias planilhas, guias e e-books para te ajudar! Quer saber mais? Clique aqui e acesse nossa biblioteca.

Agora que você já tem tudo o que precisa é só começar a trabalhar com a visão certa sobre sua gestão financeira! Já utiliza nossas planilhas ou já usa o Sistema Edux? Conta pra gente como está sendo sua experiência aqui nos comentários.

 

 

 

 

Sobre o autor

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar essas tags e atributos HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close